Bem vindo ao Brasil Fantástico!

Oi gente!


Aqui quem fala é a Bianca, uma das fundadoras do projeto Brasil Fantástico ;)

Esse primeiro post serve mais como um post de boas vindas, e também contar um pouco da história do nosso projeto e qual vai ser a função desse blog de agora em diante.


Tudo começou em 2011, eu e minha irmã Natalie entramos para um grupo de arte conceitual em uma escola de artes gráficas na qual a gente estudava na época, o grupo se chamava Folclore 2.0 e reunia diversos alunos que curtiam folclore e design de personagem. Cada integrante se responsabilizava por até 3 lendas, e tivemos resultados bem legais.


No entanto, o trabalho não estava progredindo tanto e as ideias ainda eram desconexas no momento, e foi nesse ponto que nós decidimos fazer um trabalho um pouco diferente: Nós iríamos catalogar todas as lendas brasileiras que conseguíssemos, e ilustrar todas elas, como uma enciclopédia ilustrada em processo constante!


Não é um processo fácil, muitas lendas mal tem 2 linhas de informação disponível, é preciso confirmar a veracidade de muita coisa, ler muito material. Muitas vezes, as descrições das lendas são um pouco diferentes e a gente precisa chegar em um consenso para o design final, outras vezes a descrição é quase inexistente e há muitas lacunas para preencher.


O trabalho é intenso, mas muito gratificante. Aos pouquinhos estamos vendo esses mitos criarem vida, e suas histórias se entrelaçam de uma forma tão linda que dá até vontade de meter a cara e fazer uma história em quadrinhos logo! (quem sabe no futuro?)


A resposta de vocês também é muito legal. Todo mundo conhece algumas lendas, tem histórias que a avó contou quando era pequeno, se mudou pra algum lugar que tem uma lenda famosa na cidade... E várias vezes pessoas vieram até nós para compartilhar essas histórias, buscar informação sobre alguma lenda ou só pra bater um papo sobre nossas descobertas mais recentes. É muito gratificante saber que vocês gostam e acreditam no trabalho da gente, e esperamos fazer jus a riqueza imensa que é o folclore do Brasil.


O Brasil Fantástico ficou em um hiato por um bom tempo, a gente passou a se dedicar mais a trabalhos por encomenda e o tempo ficou escasso, mas no fim de 2019 resolvemos que já tinha passado da hora de voltar à ativa. Mas dessa vez, a gente resolveu fazer algo maior, disponibilizando nossa arte em produtos que ajudam a bancar essa pesquisa e que muitos de vocês já vinham pedindo há tempos!


A nossa equipe hoje consiste de 3 pessoas. Eu e minha irmã, Natalie Duarte, somos responsáveis pelas ilustrações e pela pesquisa, e esse projeto inclusive foi nosso trabalho de conclusão no curso de Artes Visuais na UFBA ;) Além de nós, também faz parte da equipe Elson Magalhães, que cuida da parte administrativa e ajuda a por ordem no projeto!


Qualquer dúvida sobre o projeto, é só entrar em contato com qualquer um de nós ;)

Eu gostei muito da ideia de ter um blog aqui no site, nosso objetivo é compartilhar por aqui informações sobre algumas lendas, as ilustrações mais novas (e algumas beeem antigas XD) e anunciar as novidades em produtos que vão chegar no site em breve! Se quiser ficar de olho e não perder nenhuma postagem, inscreva-se na nossa lista de e-mails! Eu prometo que a gente só manda coisa legal ;D


Além disso, sigam a gente nas outras redes sociais, que sempre tem coisa nova! Estamos no Instagram (@brfantastico), Facebook (Brasil Fantástico), Tumblr (@brasilfantastico) e Twitter (@br_fantastico), esperamos vocês por lá :)

Até lá, fiquem com esse rascunho da Mula-Sem-Cabeça que acabou de sair do forno!

Até mais ;)


Bianca Duarte




26 visualizações

 

Brasil Fantástico

Av. das Palmeiras, 52

Itapetinga, BA

45700-000

© 2023 by EK. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
  • facebook
  • twitter